Seguidores

terça-feira, 28 de maio de 2013

A estalagem é maldita mas a sobremesa não.



Apesar de ter aceito o convite para filmar nos Estados Unidos, Alfred Hitchcock  fez, por conta de compromissos de contrato, mais um filme na Inglaterra: A estalagem maldita (Jamaica Inn, 1939).
Em seu último filme inglês, Hitchcock adaptou o romance de Daphne du Maurier de mesmo nome.








Apesar do nome, o filme não tem nada de terror. Conta a história de Mary, uma irlandesa que, após a morte de sua mãe, vai atrás de sua única parente: sua tia que mora na costa da Cornualha. 




Na dia de sua chegada, descobre que seu tio, Joss, é um pirata que causa naufrágios, deliberadamente, para roubar as mercadorias dos navios.



Numa noite, Mary, com uma faca de cozinha, salva a vida de James Traherne, que havia sido amarrado pelos próprios colegas de roubo, sem saber que ele era um policial infiltrado. 







Juntos eles fogem e  vão pedir ajuda ao Sir Humphrey Pengallon, juiz da região, sem saber que ele é o chefe do bando.





Sir Pengallon é um aristocrata falido que não aceita sua precária situação e depende dos saques da gangue de Joss para manter seu estilo de vida luxuoso. Apesar do luxo que o rodeia, o juiz é um homem de hábitos grotescos e sem muito refinamento à  mesa. Em um de seus costumeiros jantares oferecidos ele, a fim de ofender, afirma que determinada pessoa se parece com um “berries pudding”.









A estalagem maldita foi um filme que não deixou Hitchcock muito feliz, apesar do sucesso de público. Ele chegou a afirmar que ele não dirigiu o filme, apenas coordenou. Talvez isso se deve ao fato dele estar já com o pensamento em Hollywood e em seu novo produtor: o grande David O. Selzick.



Pudim de frutas vermelhas - Berries Pudding






Ingredientes 

2 colheres de sopa de água
150g de açúcar
450g de frutas vermelhas (morangos, framboesas, amoras, blueberries)
150g de pão de forma branco sem casca


 Preparo

Misture a água com o açúcar e leve para ferver. Adicione as frutas (separe algumas para decoração) e cozinhe delicadamente até ficarem macias mas mantendo suas formas. Escorra e reserve. Guardado a água do cozimento.
Forre com filme plástico um recipiente onde será montado o pudim.
Mergulhe as fatias de pão de forma na calda que se formou na água do cozimento das frutas e forre o fundo e laterais da forma preenchendo de um jeito que não haja lacunas. Coloque as frutas cozidas dentro e tampe com mais fatias de pão de forma embebida na calda. Leve a geladeira com um prato por cima e algo que faça peso, como uma lata de conserva,  por exemplo. Deixe de um dia para o outro. Desenforme e sirva com chantilly ou creme inglês.