Seguidores

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

"Pavor nos bastidores" e uma dose de gin



        Em Pavor nos bastidores (Stage Fright, 1950) Hirchcock está envolvido, mais uma vez, com o mundo do teatro e da representação, dentro e fora do palco.




            A história gira em torno de Eve Gill (Jane Wyman), uma jovem aspirante a atriz, que, de repente e vê envolvida em uma trama amorosa e assassina. Ela é apaixonada por Jonathan Cooper (Richard Todd), que nem descofia de sua paixão e que, por sua vez, é mante de Charlotte Inwood (Marlene Dietrich).

        Um certo dia Jonathan procura Eve e pede a ela que o ajude a fugir da polícia. Apaixonada, Eve o leva para a casa de praia de seu pai. 



        No caminho ele conta que estava em seu apartamento quando Charlotte chegou nervosa  dizendo que havia discutido com o marido e acreditando que o havia matado com uma pancada na cabeça.





        Como seu vestido estava sujo de sangue ela pediu para que Jonathan fosse à sua casa pegar uma troca de roupa para ela, pois não poderia ir para o teatro daquele jeito. 




        Ele, não podendo deixar a amiga na mão, vai até a casa dela, pega outro vestido e quando está saindo é reconhecido por Nelie Goode, a camareira. Apavorado e temendo ser preso como o autor do crime, fugiu.






        Ao chegar na casa de seu pai, Eve conta toda a história e pede que este lhe dê abrigo.  Pouco depois, o sr. Gill afirma para sua filha que a mancha de sangue do vestido foi delicadamente aplicada com a intenção de que Jonathan fosse pego na casa de Charlotte. 





        Quando a moça fala sobre esta possibilidade com o rapaz ele, acusando ela de querer coloca-lo contra Charlotte, joga o vestido no fogo. 





       Tentando provar a inocência do amado, Eve se aproxima do inspetor de polícia, Smith,  e se faz passar por camareira e entrar na casa de Charlotte. 









        Em uma apresentação de Charlotte, Eve faz chegar até ela uma boneca com um vestido com uma mancha vermelha. A atriz fica extremamente perturbada. Smith, o comandante de polícia, assiste a tudo. 




        Eve e Smith com a ajuda do sr. Gill, resolvem traçar um plano enquanto tomam, para relaxar, depois de tanta coisa,  uma dose de gin com limão, isto é, gimlet.






        Eve, então, instala um microfone no camarim da atriz, diz a ela que está de posse do vestido manchado de sangue e consegue uma confissão: Charlotte induziu Jonathan a matar o marido e, em seguida, fez tudo para incriminá-lo a fim de abrir caminho para outro homem por quem estava apaixonada, Freddie Willians.

        Pavor nos bastidores não foi bem entendido e por isso foi um grande fracasso. O que foi criado para ser uma inovação acabou sendo motivo de ódio por parte dos espectadores: o flashback falso.

       Hitchcock adorava mexer com a plateia, era um filme em que os personagens eram atores, por isso criou um flashback falso: o momento que Jonathan conta a história para Eve, ele está mentindo. Só que os espectadores nunca haviam visto isso. Até então, os flashbacks eram o que havia acontecido de verdade, o personagem poderia até mentir oralmente, mas as imagens que apareciam na tela comprovavam a história verdadeira. E os espectadores  quando descobriram o flashback falso em Pavor nos Bastidores ficaram irritados, se sentiram traídos. O mocinho da história, por quem eles estavam torcendo, era, na verdade,  o criminoso.


Gimlet






Ingredientes

2 doses de gin
1/2 dose de suco de limão


Preparo

Misture e decore com uma fatia ou zest de limão