Depois de dois
fracassos que resultou no fechamento de sua produtora, a Transatlantic Films, Hitchcock volta a
trabalhar com os estúdios, faz Pacto
Sinistro (Strangers on a Train, 1951) e reafirma sua posição de Mestre do
Suspense num filme com vários dos seus temas favoritos: o duplo, chantagem,
segredo, assassinato, falsa acusação, homem em fuga, autoridade ineficaz, trem,
mãe manipuladora e, claro, discussão sobre assassinato ao longo de uma
refeição.
É a
história de dois homens, Guy Haines (Farley Granger, de Festim diabólico) Bruno
Anthony (Robert Walker), que se encontram por acaso em um trem. Esse encontro
se dá, pelas mãos de Hitch, de forma brilhante: ele filma somente os pés dos
rapazes, desde a estação até o momento que esses pés se esbarram.
Guy é um famoso jogador de tênis, casado com a Miriam
(Laura Elliott), de quem quer se divorciar para se casar com a elegante Anne
Morton (Ruth Roman) filha de um senador.
Bruno reconhece Guy das revistas de
fofocas. Os sujeitos começam a conversar e passam a discutir problemas
conjugais. Eles resolvem almoçar juntos e Bruno expõe
sua idéia de assassinato perfeito e propõe um assassinato “cruzado’: ele
mataria a esposa de Guy e Guy mataria seu pai. O princípio da perfeição viria
do fato de que os assassinos não teriam nenhum motivo aparente para matar suas
vítimas.
O menu do almoço? Guy come hambúrguer e
Bruno, costeletas. Temos aqui mais uma piada hitchcocckiana: as costelas que
são símbolo da criação da mulher para ser degustada enquanto se trata da morte
da mesma.
Guy não dá muita bola para o assunto mas
Bruno resolve leva-lo a sério e por em prática.
Apesar de se tratar de um psicopata, Bruno
é extremamente carismático, age de forma normal o que só faz aumentar a
angustia do espectador.
Bruno se aproxima de Miriam em um parque de
diversão. Vai atrás dela em um passeio de barco que leva casais para um lugar
um pouco afastado através de um “túnel do amor”. Bruno a estrangula em cena que
podemos ver pelo reflexo nos óculos da moça caídos no chão.
Depois de concluído sua parte no plano
Bruno vai atrás de Guy cobrar a sua parte. Hitch coloca os dois conversando no portão
fazendo com que eles parecem estar presos, atrás das grades como sinal do que
irá acontecer.
Guy tem que provar sua inocência e a
loucura de Bruno enquanto disputas as partidas finais do torneio de tênis.
Por fim, eles se encontram para um ajuste
de contas no parque de diversões e travam uma luta no carrossel fazendo com que
o brinquedo gire sem controle causando pânico em todos. É o contraponto de uma cena tensa, angustiante
e pesada dentro de um cenário infantil e doce, como Hitch gostava.
O filme foi um grande sucesso e rendeu a
indicação ao Oscar de melhor fotografia em preto e branco.
Costelinhas com molho barbecue
Ingredientes
2 kg
costelinhas de porco
sal
azeite de olive
alecrim
tomilho
Molho:
1 colher
(sopa) óleo
2 colheres (sopa) cebola picada
1/2 xícara (chá) açúcar mascavo
1/2 xícara (chá) vinagre branco
2 colheres (sopa) molho inglês
2 xícaras (chá) catchup
1 folha de louro
1/2 xícara (chá) água
Sal e pimenta do reino a gosto
Preparo
Espalhe
sal por toda a carne e coloque para ferver por 10 minutos em um panela com
bastante água quente. Escorra a
água, arrume as costelinhas em uma assadeira, tempere
com azeite, alecrim e tomilho
picadinho. Deixe marinando por 12 horas. Depois desse
período, cubra com papel alumínio e leve ao forno baixo ( 180º) por 40 minutos.
Enquanto isso, faça o molho: em uma
panela, refogue a cebola no óleo, acrescente o
açúcar mascavo e o vinagre e
deixe o açúcar dissolver. Acrescente
o molho inglês, o
catchup, o louro e a água e cozinhe por 30
minutos em fogo baixo ou até o
molho engrossar. Tempere
com sal e pimenta-do-reino, coe e reserve.
Após os 40
minutos retire as costelinhas do forno, retire o papel alumínio e pincele com o
molho .Aumente a
temperatura do forno, asse as costelinhas por mais 10 minutos, pincele
novamente com o molho, asse mais 5 minutos e repita mais uma vez esta operação ou até
que estejam cozidas e macias. Sirva com mais
molho à parte
Nenhum comentário:
Postar um comentário