Seguidores

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

"Festim Diabólico" e, para esfriar os ânimos, sorvete.



           Festim diabólico (Rope, 1948) foi considerado um desafio na carreira de Hitchcock por vários motivos: por ser o primeiro a ser produzido pela sua produtora, a Transatlantic Films, por ser seu primeiro filme em cores, e por contar uma história com um único plano sequência, isto é, sem que a câmera parasse de gravar durante todo o filme.

          O objetivo do plano sequência não era somente uma questão técnica, mas sim de tempo real. Hitch queria dar um senso de realidade: a duração é de 1 hora e 45 minutos. Exatamente o tempo em que transcorre a história.















          O filme começa com um enforcamento, em primeiro plano. É história de dois jovens, Brandon Shaw (John Dall) e Phillip Morgan (Farley Granger) que assassinam um colega David Kentley (Dick Hogan), em seu apartamento, como um exercício intelectual, pois querem provar sua superioridade através do crime perfeito.




        Segundo Brandon e Philip,  a idéia do assassinato e a superioridade intelectual foi inspirada em uma conversa sobre filosofia com  um antigo professor dos rapazes. Rupert Cadell.





        Os rapazes escondem o corpo dentro de um baú, na sala, que está preparada para receber alguns convidados para o jantar daquela noite.




           Antes dos convidados chegaram, Brandon resolve, para ser mais sarcástico ainda, servir o jantar sobre o baú. O fato de o banquete ser servido sobre o corpo do rapaz assassinado faz com que, simbolicamente, seja esse corpo o objeto de consumo. Isso pode comprovar a polêmica, na época, de que os dois amigos assassinos, Philip e Brandon, eram homossexuais.  



           Segundo o próprio Hitchcock, ele gostava da idéia da festa, de festejar um homicídio com comida em cima do caixão: “Uma idéia fantástica!” E que poderia ser, já que Hitchcock era católico, uma referência ao altar que simboliza, no cristianismo, o sacrifício, a morte e a ressurreição. E como local da eucaristia – da hóstia e do vinho – o altar relembra a última ceia. 






        Entre os convidados do jantar estão parentes da vítima: a namorada, o pai e uma tia do rapaz. Todos aguardam sua chegada e questionam seu atraso. 





O jantar é servido. O nome de David é citado a todo momento,  o que faz aumentar o suspense. Philip fica cada vez mais nervoso e Brandon parece se divertir.

 




            Por fim a sobremesa é servida: sorvete. A impressão que se tem é que ela é providencial para esfriar  os ânimos, principalmente de Philip. 




           No final do jantar,  como David não chega, todos vão embora. Depois de um determinado momento Ruppert volta pois havia pego o chapéu errado, nele havia as iniciais DK. Desconfiado, passa a interrogar os rapazes até descobrir o corpo. 




         
        A idéia de contar essa história em um único pano sequência foi pioneira e experimental.  O cenário foi criado de modo que eles se moviam para a câmera passar. Levou muito mais tempo de ensaio do que de filmagem.  Por questões tecnológicas, na época, era impossível filmar tudo de uma vez, já que um rolo de negativo comporta 10 minutos de filme. No total foram utilizados 9 rolos, totalizando 8 cortes imperceptíveis: ele sempre mudava de um rolo para o outro quando filmava alguém passando em frente a câmera ou enquadrando as costas de algum personagem fazendo assim a tela escurecer

           O  outro ponto importante da narrativa é o anoitecer registrado através da grande janela do apartamento: começa com um amarelo do entardecer até o escuro total da noite.
         Festim diabólico une, de forma brilhante, forma, conteúdo, suspense e inovação tecnológica.



Sorvete com ganache de chocolate




Ingredientes

1 pote de sorvete no sabor de sua preferencia
250ml de creme de leite fresco
250g de chocolate em barra meio amargo
cerejas frescas

Preparo

Deixe o sorvete fora do freeze para amolecer um pouco. Forre com filme plástico forminhas individuais pinceladas com água nas laterais. Coloque o sorvete, cubra com o filme plástico e leve de volta ao freezer para endurecer. 
Para a guanache, leve o creme de leite fresco ao fogo em uma panela. Quando começar a ferver, desligue o fogo, coloque o chocolate picado, tampe a panela e deixe por uns 5 minutos. Abra a panela e misture até a calda ficar homogênea e brilhante.
Retire o sorvete do freezer, desenforme e sirva com a ganache e a cereja. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário