Seguidores

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

"Intriga Internacional"e truta assada



        Intriga Internacional (North by Northwest, 1959) é, por alguns, classificado como um resumo da fase americana de Hitchcock. O filme contém vários dos seus temas clássicos como homem inocente perceguido pelo crime que não cometeu e MacGuffin.




        O filme começa com uma abertura memorável, os créditos iniciais foram feitos pelo designer gráfico Saul Bass, que trabalhou, entre outros, com Stanley Kubrick e Martin Scorsese. Foi a primeira vez que o cinema apresenta o uso prolongado da técnica de animação de texto, chamada tipografia cinética. Aliás, a abertura e o cartaz feitos por ele, devem ter sido uma grande inspiração para a abertura do recente seriado americano Mad Men já que se tratava de um publicitário do mesmo período.





        O filme conta a história de Roger Thornhill (Cary Grant), um publicitário bem sucedido que, confundido com um tal de “George Kaplan”,  é sequestrado por Valerian (Adam Willians) e Licht (Robert Ellestein).





        Ele é levado à propriedade de Lester Townsend (Phlip Ober). Lá ele é interrogado por um homem que se diz ser o Sr. Townsend, mas na verdade é o espião Philip Vandamm (James Mason). Vandamm ordena seu auxiliar e braço direito Leonard (Martin Landau) a se livrar de Thornhill.




        Thornhill é forçado a beber. É levado dali em um carro mas consegue escapar forjando um acidente. 


        Ao prestar esclarecimentos, ninguém acredita em sua história, nem mesmo sua mãe (Jessie Royce Landis).




         Thornhill vai atrás de saber que é Kaplan para desfazer o mal entendido. Ele descobre que Towsend é um diplomata das Nações Unidas. Sendo assim,  vai até a o prédio da Assembleia Geral da ONU para encontrar Towsend, mas descobre que não é a pessoa que ele havia conhecido. 




        Nesse momento Valerian ataca o diplomata pelas costas com uma faca. Ele cai morto nos braços de Thornhill. Sem pensar, Thornhill remove a faca fazendo parecer que ele é o assassino. Ele foge.




        No trem para Chicago, ele conhece Eva Kendall (Eva Marie Saint). Sentam juntos para almoçar. Ele pergunta: “Sugere algo?”. Ela responde: “Sim, a truta. É um pouco forte, mas muito boa.” Ela, na verdade, estava fazendo uma referencia a ela como poderá ser notado adiante.



        Eva esconde-o de policiais que estão atrás dele e acabam se envolvedo.  Mas ele não sabe que Eva está trabalha para Vandamm e Leonard que também estão no trem.
        Eva diz a Thornhill que marcou um encontro com  Kaplan. Ele viaja de ónibus, a fim de encontrar Kaplan, até um lugar isolado de paisagem plana. Começa aqui uma das cenas mais brilhantes de perseguição do cinema. 














        Thornhill está no meio do nada. De repente vemos um ponto no céu. Corta para Thornhiil observando o ponto. Ele percebe que é um avião desses de fazer pulverização na plantação e que está se aproximando. Ele se joga no chão e aperseguição continua. Ele se esconde no meio de um milharal. O avião lança pesticida. Ele foge para a estrada e entra na frente de um caminhão que é forçado a frear bruscamente fazendo com que o avião, que vem atrás, se choque pegando fogo. Para Hitchcock a idéia era reagir contra o estereótipo, já que quando um homem se dirige para um lugar onde vai ser morto, todos esperam que seja de noite, em um lugar escuro,  a rua com o calçamento molhado por uma chuva recente, um gato correndo. Ele quis fazer extamente o contrário: uma planície deserta, em pleno sol, sem nada, nem música.




        Bom, a trajetória de Thornhill atrás de Kaplan vai até o Monte Rushmore em Dakota do Sul. Daí o título original do filme, é o caminho que ele faz.




         Por fim, Thornhill e Eva se apaixonam e acabam juntos numa cena que não se sabe como passou pela censura na época. Eles estão no trem, em uma cabine, se deitam e corta para o trem entrando em um túnel.
       Intriga Internacional é cheio de ação e de “absurdos” propositais pois seria uma resposta aos que exigiam de Hitch uma lógica da realidade em seus filmes. Segundo ele, o cinema deveria funcionar de uma maneira própria, que pouco tivesse a ver com o mundo de verdade. Hicthcock afirmava que o público queria fantasia quando ía ao cinema. No trailer de divulgação ele dizia: “Eu prometo a vocês nada mais do que entretenimento, umas férias de todos os seus problemas”. Daí vem sua célebre frase que é o mote desse trabalho: “Os outros cineastas filmam fatias da vida, eu filmo fatias de bolo.
            O filme teve três indicacões ao Oscar: Melhor direção de arte, melhor edição e melhor roteiro original.

Truta assada com limão siciliano



Ingredientes

2 trutas limpas
1/2 cebola picada
tomilho
1 limão siciliano
30g de manteiga
125ml de vinho branco seco
sal e pimenta a gosto

Preparo
Pré-aqueça o forno (200ºC). Segue os peixes com papel absorvente. Faça 4 cortes diagonais nos peixes. Misture a cebola, o tomilho, o sal e a pimenta e espalhe sobre o peixe e em sua parte interna. Coloque em uma assadeira, coloque por cima fatias de limão siciliano, pedacinhos de manteiga e regue com o vinho. Leve ao forno para assar, regando de vez em quando com o líquido, por uns 30 minutos. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário