Seguidores

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

"Pobre Pete". A vida pode não ser perfeita mas o chá deve ser.



        Pobre Pete (The Manxman, 1928), também encontrado com o titulo de O ilhéu, foi o último fime mudo de Alfred Hitchcock.  É, na sua essência,  um drama sólido com dois temas freqüente hitchcockiano: o triangulo amoroso e o suicídio.


        Conta a história de dois amigos de infância, Pete Quillian, um simples pescador e Philip Christian,  um jovem advogado. Pete é apaixonado por Kate, mas César, pai da moça, recusa consentir o casamento da filha com o rapaz. Pete, então, parte para a África para fazer fortuna e pede a Philip para cuidar de sua namorada até que ele retorne.



        Na ausência de Pete, Philip e Kate se apaixonam,  mas lastimam a impossibilidade de levar o romance adiante, seja pela amizade dos rapazes, seja pela promessa da moça em esperar o pescador voltar. Nem ele e nem ela querem magoa-lo.



        Chega uma notícia de que Pete está morto e Philip e Kate começam a planejar a vida juntos. Mas a notícia é falsa e o pescador retorna à ilha como um homem rico e César, enfim,  consente o casamento. Mesmo apaixonada por outro, Kate tenta tocar sua via com o marido.



        Pouco tempo depois, Kate tem uma filha e decide abandonar Pete. Num determinado dia,  como todos os dias de uma típica e singela família inglesa, ela deixa a mesa montada para o chá. Tudo perfeito. Mas Pete percebe que há algo errado na mesa, está tudo ali: o chá, o leite, os cubos de açúcar, o pão e a manteiga mas está faltando um lugar, o dela. Kate deixa a mesa posta para um, a aliança e um bilhete explicando sua ausência:  ama outro homem. 



        No entanto, o jovem advogado está prestes a assumir um cargo importante e não está disposto a desistir da carreira por ela. Frustrada, ela retorna para Pete e conta que ele não é o pai da criança. Ele não acredita e Kate, atormentada, tenta o suicídio.
        Kate é levada a julgamento no primeiro dia de Philip como juiz. Ele é relutante em sentenciá-la e a entrega a Pete. Ela se recusa a ir, e César, seu pai, que está presente, acusa Philip de ser o “outro homem”. Philip admite e deixa o tribunal.


        Philip e Kate deixam a casa de Pete levando a criança sob os olhares dos moradores da ilha que foram assistir a cena.


        Apesar do tema polêmico e ousado, logo depois dos créditos iniciais, se lê uma cartela explicativa “moralista” que era muito comum no cinema, principalmente americano, do período.





Chá  - The traditional  and perfect  english cup of tea


Ingredientes

200ml de água
1 saquinho de breakfast tea ou chá preto
açúcar a gosto

Preparo

Coloque o saquinho de chá em uma xícara.
Aqueça a água. Assim que começar a borbulhar desligue o fogo e derrame a água sobre o saquinho de chá. Deixe fazer a infusão por 2 minutos com a xícara tampada. Retire o saquinho de chá e descarte-o. Adicione 10ml de leite integral em temperatura ambiente. Espere 6 minutos para que atinja a temperatura ideal para consumo de 60ºC. Adoce a gosto.









Nenhum comentário:

Postar um comentário