Seguidores

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Crime, culpa, chantagem e confissão



        O ano é 1929 e marca o fim da fase muda da obra de  Alfred Hithcock.
       Chantagem e Confissão (Backmail) é o marco da transição entre o mudo e o falado. Não é só seu primeiro filme sonoro mas também o primeiro filme inglês a utilizar este recurso.
   O curioso é que, como havia uma hesitação por parte dos produtores quanto a sonorização do filme, Hicthicock utilizou a técnica do falado mas sem o som e, quando eles decidiram, o filme só precisou de pequenos ajustes, como, por exemplo, a dublagem da atriz principal que tinha um forte sotaque alemão.   E o filme acabou sendo lançado nas duas versões.
    Chantagem e Confissão tem o mérito, também, de ser a “volta” quase que definitiva de Hitchcock ao suspense. O filme é recheado de temas hitchcockianos: loira protagonista, chantagem, segredo obscuro, confronto, locação icônica, discussão sobre assassinatos no jantar, utilização do elemento doméstico como arma, homem ou mulher em fuga, namorado policial.


     O filme conta a história da jovem  Alice White e seu namorado Frank Webber, um detetive da Scotland Yard. Após uma briga ela resolve aceitar o convite de um pintor para conhecer seu estúdio. 



        O moço, que num primeiro momento parece simpático, tenta estuprá-la. 



       Ela, para se defender, o mata com uma faca de cozinha que estava a seu alcance  sobre uma mesa juntamente com um pão. Apesar de ela apagar todos os indícios de sua presença, esquece uma das luvas.

         A policia é chamada e Frank é encarregado de investigar o caso. Quando vai ao local do crime, acha a luva perdida da namorada.


       Frank tenta acobertá-la mas alguém que a  viu entrando do estúdio do pintor passa a chantageá-la e a persegui-los e a locação da perseguição é o British Museum.




         A culpa de Alice é tão grande que ela passa a ver  a imagem da  faca em todo lugar e ouvir a palavra da boca das outras pessoas. Quando, num café da manhã, seu pai pede a ela que passe a faca do pão, a moça fica em choque, pois foi com a faca do pão que ela cometeu um crime. É a arma e o alimento juntos e, Hitchcock como católico que era, reforça a culpa, o pecado de Alice utilizando o pão, alimento da representação do corpo divino. 



     Apesar da importante utilização do som em Chantagem e confissão, Hitchcock continuará a ser visual ao longo de toda sua obra cinematográfica.  Segundo ele  “o dialogo deveria ser apenas um som entre outros sons, apenas algo que sai das bocas cujos olhos contam a história em termos visuais.”

Pão branco - Traditional White Bread






Ingredientes

7 xícaras de farinha de trigo
1 sachê de fermento seco
4 colheres de sopa de açúcar
1/2 xícara de óleo
1 colher de sobremesa de sal
400ml de água morna

Preparo

Em uma tigela grande dissolva o fermento e o açúcar na água morna. Junte metade da farinha de trigo. Acrescente os líquidos: água e óleo e por último o sal. Misture tudo e bata muito bem a massa, acrescentando a farinha de trigo aos poucos. Sove muito bem até a massa ficar macia e desgrudar das mãos (de 8 a 10 minutos). Volte a massa para a tigela untada, cubra com filme plástico e deixe descansar por 25 minutos. Divida a massa em dois, abra com um rolo e modele os pães. Coloque em forma untada. Deixe crescer até dobrar de tamanho, (coloque as formas onde não tenha corrente de ar, e cubra) aproximadamente 40 minutos. Asse em forno pré-aquecido a 200ºC até os pães ficarem dourados.







Nenhum comentário:

Postar um comentário