Seguidores

quarta-feira, 13 de março de 2013

Assassinato! E saladinha.




        Em Assassinato! (Murder!, 1930), Hitch com 30 anos, já estava com uma carreira consolidada na Inglaterra. Esse é seu 11º filme e um dos raros whodunits que filmou. Whodunits, contração da pergunta who has done it?, é um drama, uma peça ou filme policial com um enigma: “Quem matou?”. Hitchcock sempre evitou esse tipo de filme, pois, segundo ele, em geral o interesse se concentra exclusivamente na parte final.




     O filme conta a história do ator de teatro Sir John Menier. Ele é chamado para fazer parte de um júri de um caso de assassinato. A ré é a também atriz Diana, acusada de matar, com um atiçador de fogo da lareira, uma colega. Ela é condenada a forca. 




        Mas Menier não está convencido de sua culpa e vai atrás de provar a inocência da moça. Para isso ele conta com a ajuda de um casal de atores,  Sr e Sra Markham. 




       Os três percorrem os lugares em  que Diana esteve,  morou e trabalhou. Para poder reconstruir o crime em sua cabeça , John Menier resolve passar uma noite na pensão em que o crime aconteceu: um lugar simples, comandando por uma mulher cheia de filhos.




        Ele, um renomado ator de teatro, aceita essa condição de dormir na pensão em busca de pistas mas não deixa de imaginar como seria se passasse a noite em outro local mais apropriado à sua condição: o Red Lion Hotel. Nesse instante Hitchcock nos mostra o fruto da imaginação de John e como seria uma refeição desejável a ele naquele momento: frango assado, salada e vinho. 

         Por fim, sua busca não é em vão e ele descobre o verdadeiro assassino: o noivo da acusada. 

        Hitchcock, nesse seu terceiro filme falado, faz experiências com o som:  se pode “ouvir” os pensamentos de um dos personagens.  Mas, mesmo com a sonorização, ele continua visual. 






        Prova disso são os planos e contra-planos entre Diana e John na prisão, e a utilização da grua no plano geral da cela e do picadeiro do circo,  onde o crime é esclarecido.




        Outro momento brilhante  é a passagem do tempo mostrada através da sombra do cadafalso de Diana, que fica cada vez maior a medida que se aproxima a  data de sua execução. 




        Em Assassinato! Temos a presença de alguns temas hitchcockianos: a  falsa acusação, a discussão sobre crimes entorno da mesa do jantar e a utilização de um objeto de uso doméstico como arma do crime. Para  esse último tema, Hitchcock  tinha uma justificativa:  “Alguns de nossos assassinatos mais esquisitos são domésticos, executados com ternura em lugares simples e caseiros como a mesa da cozinha.”  


Salada de batata doce com queijo feta e mostarda em grãos
Sweet potato, feta and wholegrain mustard salad




Ingredientes

500g de batata doce cortada em fatias
1 maço de espinafre
1 cebola roxa cortada em fatias
200g de queijo feta esfarelado
3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
2 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de mostarda em grãos
azeite a gosto

Preparo

Cozinhe a batata doce em água e sal. Quando estiver cozida, porém firme, escorra e regue com um pouquinho de azeite. Aqueça bem  a grelha. Coloque as fatias de batata doce e grelhe por alguns minutos de cada lado.
Enquanto isso, faça o molho: misture o vinagre balsâmico, o mel, a mostarda e o azeite.
Monte a salada: coloque o espinafre, a cebola, a batata, espalhe o queijo feta e regue com o molho.








Nenhum comentário:

Postar um comentário