Seguidores

quarta-feira, 20 de março de 2013

"Jogo sujo" e maçãs



        Jogo sujo (The Skingame, 1931) é outro filme “muito falado” de Alfred Hitchcock. Baseado na peça de de John Galsworthy, que concordou com a adaptação, desde que o texto não fosse alterado em nada. Justamente por isso, o filme é extremamente teatral.




        A história gira me torno de duas famílias rivais, os Hillcrists e os Hornblowers, a luta de classes e a urbanização do campo.






        Os Hillscrists estão revoltados com as ações do Sr. Hornblowers. Essas ações consistem em comparar terras e expulsar os agricultores que as arrendaram, para a construção de fábricas. Alem da injustiça, os aristocratas  Hillcrists não querem ver a propriedade rural em que nasceram sendo esmagada por construções urbanas.




        A filha dos Hillscrists é uma jovem muito esperta, inteligente que, apesar da idade, opina sobre as questões familiares com muita sensatez. A primeira vez que ela aparece em cena é comendo uma maçã. A maçã representa, para os cristãos, o fruto da árvore da sabedoria, comido sem a autorização de Deus por indução da serpente. A maçã representava, neste caso, a ânsia da sabedoria, a ambição de querer saber mais e poder igualar-se a Deus. É o símbolo das tentações e dos desejos terrenos. Na mitologia grega, as maçãs de ouro simbolizam a discórdia. 




        Depois de terem sido enganados em um leilão, os Hillcrists descobrem um segredo envolvendo o passado da  Sra. Hornblower,

         Para não ter seu passado devassado, os Hornblowers concordam em vender as terras pela metade do preço tendo como garantia a manutenção do segredo. No entanto, a notícia começa a vazar dando início a uma crise familiar e  a uma tragédia.

        Hitchcock em Jogo Sujo não pode ousar muito devido ao contrato com o autor da peça. Em sua entrevista para François Truffaut, ele afirma “não tenho muito a dizer sobre este filme”. Mesmo assim, ele deu seu toque na cena do leilão: Hitch filma do ponto de vista do leiloeiro, correndo a câmera,  sem cortes, de close em close, sucessivamente, nas pessoas que estão dando os lances.

       O filme é surpreendente, apesar de  não se tratar de um suspense, por  não ter mocinho, nem vilão, nem o bem, nem o mal. Todos são capazes de jogar sujo para alcançar seus objetivos.




Crumble de Maçã - Apple crumble*






Ingredientes


300g de farinha de trigo
175g de açúcar mascavo
200g de manteiga em temperatura ambiente
450g de maçãs, descascadas, cortadas em cubos
canela a gosto

Preparo

Misture a farinha, o açúcar mascavo e a manteiga. Reserve.
Unte um refratário, coloque as maçãs picadas, polvilhe canela e um pouco de açúcar. Cubra com a mistura de farinha. Leve ao forno pré-aquecido (180ºC) por, aproximadamente, 40 minutos ou até ficar dourado e começar a borbulhar nas bordas. Sirva com creme chantilly.

* O crumble não aparece no filme, mas é uma tradicional sobremesa inglesa feita com maçãs.





Nenhum comentário:

Postar um comentário