Seguidores

quarta-feira, 24 de abril de 2013

"Os 39 degraus" e haddock defumado



Se O homem que sabia de mais foi o maior sucesso da fase inglesa de Alfred Hithcock, Os 39 degraus (The 39 steps, 1935) foi considerado o mais hitchcockiano dessa fase. Nesse filme encontramos o homem acusado injustamente por um crime que não cometeu, assassinato, espionagem, caos em lugar inesperado, a mocinha loira, homem e mulher algemados,  homem e mulher correndo, trens e MacGuffin.





       O filme conta a história de Richard Hannay. Numa noite ele está no London Music Hall Theatre assistindo a uma demonstração de poderes do Mr. Memory, quando ouve tiros. 





        Na confusão conhece a, aparentemente assustada, Annabella Smith. Ele a leva ao seu apartamento até que o susto passe.





        Em sua casa, ela diz que está com fome e ele lhe oferece a única coisa que tem: haddock , pão e manteiga. Ele tira o peixe fresco da geladeira e prepara para ela. O peixe pode representar, simbolicamente em algumas culturas, a morte pois está associado às profundezas do mar e seus mistérios. E é nesse momento que Anabella confessa que é uma espiã e que está sendo perseguida por assassinos por ter descoberto um plano de roubo de segredos militares da Inglaterra idealizado por um homem cuja a mão falta uma articulação de um dos dedos e menciona “os 39 degraus”.




        Enquanto Hannay está dormindo, Anabella entra em seu quarto abruptamente com uma faca enfiada fatalmente em suas costas. Em seus último suspiro, pede que ele fuja. Em suas mãos, Hannay encontra um mapa da Escócia com uma das cidades em destaque. 




         Acusado de ser o assassino de Anabella, Hannay parte para a Escócia atrás de desvendar o mistério e provar sua inocência.




        No trem, consegue fugir da polícia entrando em uma cabine e beijando a desconhecida e atraente Pamela, que passa a judá-lo.
    Até seu desfecho feliz, Hannay passa por vários apuros com  a polícia, com os assassinos, com Pamela, com o chefe dos espiões, é confundido com um conferencista, se esconde no meio do Exército da Salvação, foge, pula de uma janela: é a chamada celeridade de transições. E Hitchcock adorava essa rapidez da narrativa pois, para ele, acompanhar as aventuras de uma vítima injustiçada nesse ritmo deixa as emoções do espectador  a flor da pele. E isso ele sabia fazer muito bem.


Haddock defumado com molho de creme de leite e cebolinha
Smoked haddock with creme fraiche , chive and butter sauce



Ingredientes
350g de haddock defumado
150ml de leite
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco
10g de manteiga
1 colher (sopa) de cebolinha fresca picada
pimenta do reino moída na hora

Preparo
Coloque o peixe em uma frigideira, tempere com pimenta do reino mas não coloque sal pois o peixe já é salgado. Junte o leite. Deixe ferver em fogo baixo sem tampar por uns 8 minutos. Remova cuidadosamente o peixe da frigideira. Aumente o fogo da frigideira e coloque o creme de leite fresco e deixe ferver por 2 a 3 minutos até engrossar um pouco. Acrescente a manteiga, volte o peixe e polvilhe a cebolinha picada.












Nenhum comentário:

Postar um comentário