Seguidores

quarta-feira, 1 de maio de 2013

O agente secreto e o melhor da Suíça



        O agente secreto (Secret agent, 1936) é um filme baseado em duas estórias de Ashenden - Or the British Agent de W. Somerset Maugham: O traidor e O mexicano careca.




        Conta a história de um escritor inglês que, voltando para casa após a Primeira Guerra Mundial, é dado como morto de propósito pelo governo britânico para poder assumir a identidade de Richard Ashenden. 






        Como agente secreto ele é mandado para a Suíça. Lá ele se junta com outros espiões:  a bela Elza Carrington, que se passa por sua esposa, e o General, conhecido como "o mexicano".





        A missão secreto de Ashenden é matar um espião alemão cuja a fisionomia ele desconhece. E o drama é esse:  ele é encarregado de matar um homem, porém ele não quer matá-lo. Por fim ele cumpre sua missão só que, por uma ironia do destino, engana-se de vítima e mata o homem errado.  Pronto, temos vários elementos hitchcockianos: falsa identidade, assassinato, homem errado, culpa, MacGuffin.






        Como o filme se passa na Suíça, Hitchcock alimentou o filme de vários elementos pertencente a este pais: as danças folclóricas, os lagos, os alpes e também o chocolate ao leite, claro!  Ele utiliza como esconderijo dos espiões justamente uma fábrica de chocolates. E nesse momento, ele volta com sua experiência no cinema mudo, fazendo toda a cena de perseguição dentro da fábrica, onde os sons das máquinas encobrem as vozes das personagens.
          Com relação a utilização de elementos próprios da locação, ele certa vez afirmou: “Ajo sempre assim, toda vez que possível. Mas na verdade isso deve ser mais do que um simples pano de fundo. É preciso tentar usar de forma dramática todos esses elementos locais, devemos nos servir dos lagos para afogar pessoas, e dos Alpes para fazê-las cair nas fendas de uma geleira!”

Chocolate suíço - Chocolat suisse



Ingredientes
1 xícara de leite integral
100g de chocolate em barra
1 colher (sopa) de creme de leite fresco

Preparo
Em uma panela aqueça metade do leite. Coloque o chocolate em pedaços e espere derreter. Acrescente o restante do leite e deixe aquecer. Junte o creme de leite. Sirva quente.











Nenhum comentário:

Postar um comentário