Seguidores

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

"Ladrão de Casaca". A França e quiche lorraine.


         Ladrão de Casaca (Cath a Thief, 1955) é um thriller romântico, baseado vagamente no romance de mesmo nome escrito por David Dodge.
        Conta a história de John Robie (Cary Grant) um notório, e charmoso, ladrão de jóias aposentado, apelidado de “The Cat”, pois foge pelo telhado das casas, que vive na Riviera Francesa, mais precisamente em Cannes aonde se passa toda a trama. 






        A cidade é tomada por uma onde de assaltos semelhantes ao deles do passado o que leva a polícia a desconfiar que “o gato” voltou a atuar.





        Robie procura sua antiga gangue, que sob condicional, trabalham no restaurante de um amigo, Bertini (Charles Vanel). 




         O maitre do restaurante, Foussard (Jean Martinelli) o acusa de estar com a vida tranquila enquanto que o resto do grupo não. Como forma de expressar sua raiva, um cozinheiro joga um ovo em Robie. Quando a polícia chega para atrás de informações doa antigos companheiros, Robie se esconde com a ajuda de Danielle (Brigitte Auber), filha de Foussard, antiga amiga.


          O plano do “gato” para provar sua inocência é tentar pegar o ladrão no flagra. Para isso ele conta com a ajuda do responsável pelo seguro das jóias dos habitantes e turistas da cidade, o inglês H.H. Hughson (John Willians). 



          Robie o recebe para um almoço em sua casa, uma residência que fica na parte alta da cidade, com uma vista belíssima mostrando o quanto vive bem esse ex-ladrão. O prato servido é quiche lorraine, prato típico francês a base de creme de leite e ovos, explicado por Robie para o inglês Highson parecendo uma piada particular já que foram os ingleses que descobriram a Côte d'Azur.



        Os primeiros proprietários da lista de Hughson são a Sra. Jessie Stevens (Jessie Royce Landis) e sua filha Francie (Grace Kelly) que estão hospedadas no Hotel Carlton, o belo hotel de serviu de locação para boa parte da trama.




          Robie se aproxima delas e, claro, se interessa por Francie.  E a maço corresponde. 



No dia seguinte elas são alertadas da presença do “gato”. A Sra. Stevens, preocupada com suas jóias, apaga o cigarro na gema do ovo do café da manhã que tinha a acabado de ser servido. Mais uma cena de ovo no filme. Aqui vale um parêntese. Apesar de adorar comidas simples, Hitchcock odiava ovo. Detestava ver a gema escorrer. Certa vez disse: “Morro de medo de ovos, pior do que morrer de medo, eles me revoltam. Aquela coisa branca arredondada sem nenhum buraco. Você já viu algo mais revoltante de que uma gema de ovo quebrando e derramando seu líquido amarelo? O sangue é alegre, vermelho. Mas a gema do ovo é amarela, revoltante. Eu nunca a provei”. Esta explicado porque o alimento é usado dessa forma na narrativa.





         Depois de passarem a noite juntos, Francie descobre que a jóias de sua mãe foram roubadas. 



          Achando que Robie se aproveitou dela, chama a polícia e o gato foge novamente. 


        Francie, apaixonada, vai atrás de seu amado e resolve ajuda-lo. Ela organiza um bale de mascara no hotel a fim de atrair o verdadeiro ladrão  enquanto todos estão distraídos na festa. 
       Ladrão de casaca é um filme visualmente belíssimo. Os vários cartões postais da Riviera Francesa e as cenas noturnas e tom esverdearam  garantiu o Oscar de melhor fotografia.






        Apesar de elementos hitchcockianos como o homem acusado de um crime que não cometeu, fuga e tal, é tratado de forma muito leve. A impressão que se tem é que Hithcock estava de divertindo com um romance cheio de conotações sexuais, como a explosão de fogos de artifícios na noite em que Robie e Francie estão juntos,  e piadas de duplo sentido como a do piquenique em que é perguntado o que é preferido entre peito ou coxas, de frango. Para Hitchcock o suspense de Ladrão de casaca estava justamente aí. Segundo ele “se o sexo é espalhafatoso demais e obvio demais, acabou-se o suspense. Procuramos mulheres de alta classe, verdadeiras damas, mas que no quarto se tornarão putas.”

Quiche Lorraine



Ingredientes

massa
2 xícaras de farinha de trigo
125g de manteiga 
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de água gelada

recheio
1/2 xícara de bacon picado
4 ovos
1 xícara de creme de leite fresco
2 xícaras de queijo gruyère ralado grosso
sal e noz moscada a gosto

Preparo

Misture a farinha com a manteiga gelada, cortada em pedaços, com as pontas dos dedos. Junte a água e misture até a massa ficar homogênea. Envolva em um filme plástico e leve a geladeira por uns 15 minutos. Após esse tempo abra a massa com a ajuda e um rolo e forre uma forma própria para quiche, com fundo removível, de mais ou menos 25 cm. Faça furinhos com um garfo e leve ao forno pré-aquecido (180ºC) por uns 15 minutos ou até que esteja assada. Tire do forno e deixe esfriar. 

Faça o recheio: frite o bacon em uma frigideira antiaderente até dourar. Em uma tigela, bata ligeiramente os ovos, junte o creme de leite, o queijo gruyère e tempere com o sal e a noz moscada.  Despeje sobre a massa assada, espalhe o bacon por cima e volte ao forno por mais uns 20 minutos até dourar. 















Nenhum comentário:

Postar um comentário