Seguidores

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

"Cortina Rasgada" e beef plov



        Cortina Rasgada (Torn Curtain, 1966) é um dos poucos filmes de Hitchcock  com elementos políticos. O pano de fundo da trama é a Guerra Fria. 





        É a história de Michel Armstrong (Paul Newman), um físico americano que é convidado a participar de uma conferência científica em Copenhague juntamente com sua assistente e noiva Sarah Sherman (Julie Andrews).



        Michael recebe uma mensagem secreta escondida em um livro e diz a Sarah que terá que ir para Estocolmo, mas ela decobre que, na realidade ele está indo para Berlim Oriental.




         Desconfiada, ela vai atrás dele sem ele saber. 





        Chegando lá, ele é recebido pelo governo da Alemanha Oriental e Sarah percebe que ele desertou para o outro lado. E Michael nota a presença da noiva. 
      Mas logo é revelado que a deserçãoo de Michael é um estratagema para ganhar a confiança da comunidade científica da Alemanha Oriental, a fim de aprender o quanto seu cientista chefe Gustav Lindt (Ludwig Donat) e a União Soviética, sabem sobre os sistemas anti-mísseis.



        Enquanto Michael vai visitar um contato em uma fazenda, ele é perceguido por Hermann Gromek (Wolfgang Kieling), um agente de segurança da Alemanha oriental, que desconfia que Michael é um agente duplo.








         Gromek chega a fazenda e tenta chamar a polícia. Quando está no telefone, é atingido por uma panela de arroz que estáva no fogo. 





        Começa uma luta entre os dois. Para não despertar suspeitas, Michael não pode simplesmente utilizar a arma e dar um tiro em Gromek.












         Michael com a ajuda da esposa do informante (Carolyn Conwell), tentam golpeá-lo mas não conseguem mata-lo. Por fim, eles colocam sua cabeça dentro do forno e abrem o gás.
           Essa é uma das mais brilhantes cenas de assassinato que Hitch filmou. Dessa vez ele queria mostrar o quanto é difícil matar um homem. Ele queria ir contra ao que se costumava ver no cinema, que bastava um tiro e a pessoa caía morta. Aqui, a morte parece ser uma coisa corriqueira, já que estavam em um ambiente doméstico, em um momento familiar de preparo da refeição. Hitch queria mostar que ela pode ser banal, porém difícil. O que torna a cena perturbadora é o tom realista que Hitch deu ao tirar a trilha, não tem uma montagem especial. É como se estivéssemos vendo dois homens brigando até a morte de um deles.
      Michael conta seu segredo para Sarah e eles tentam fugir já que estão sendo perseguidos após a morte de Gromek.
            Começa o suspense e a perseguição hithcockiana.

Beef Plov - Arroz com carne à moda ucraniana


Ingredientes
1 k de filé mignon cortado em cubos
1/3 xícara de óleo de canola
2 cebolas médias picadinhas
3 cenouras médias raladas
sal
1/2 colher (chá) de pimenta do reino moída na hora
1 colher (chá) de páprica
1 colher (chá) de cominho em pó
3 folhas de louro
1 xícara de água quente para cozinhar a carne
3 xícaras de arroz Basmati ou Jasmin 
4 xícaras de água quente ao cozinhar arroz
1 cabeça de alho

Preparo
Em uma panela aqueça o óleo de canola e refogue a carne até ficar bem marronzinha. Acrescente a cebola e refogue bem. Junte a cenoura, a páprica, o cominho, o sal, a pimenta e as folhas de loura. Cubra com um pouco de água de deixe cozinhar. Quando estiver cozida acrescente o arroz lavado sobre a carne (não mexa), acrescente a água para cozinhar o arroz. Tempere com mais sal. Pegue a cabeça de alho, tire uma tampa e coloque-a bem no meio do arroz que está cozinhando. Cozinhe até que a água evapore. Retire o alho, mexa e sirva. 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário