Seguidores

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

"Topázio" e sanduíche de presunto



            A  carreira de Alfred Hitchcock está chegando ao final. Topázio (Topaz, 1969) é um dos seus últimos filmes. Depois desse, ele só faria só mais dois. 
           Topázio é um thriller de espionagem baseaso no romance de mesmo nome escrito por  Leon Uris em 1967.



        É a história de um agente da CIA, Mike Nordstrom (John Forsythe), que descobre que mísseis russos com ogivas nucleares estão para ser colocados em Cuba.



        Nortdstrom, então, pede ajuda a seu amigo e agente francês André Devereaux (Frederick Stafford).


        
          Em Nova Yoirk, Devereaux confia em um contato familiar, Philippe Dubois (Roscoe Lee Browne) para que ele se aposse de alguns papéis que comprovem os planos soviéticos em Cuba a partir da visita do oficial cubano Rico Parra (John Vernon).







        Dubois pede um "favor" ao secreteario de Parra para fotografar documentos que comprovem a ação em Cuba.





        Mas ele é descoberto e ao fugir esbarra em Devereaux e entrega as máquina com as fotos. Devereaux vai à Cuba atrás mais detalhes.




        Lá ele se se encontra com sua amante, Juanita de Cordoba (Karin Dor) que por sua vez ee viúva de um herói revolucionário muito rico. Mas Juanita trabalha disfarçada para coletar informações como amante de Parra.




         Devereaux pede a Juanita fotos da ação. Ela, por sua vez, pede a seus empregados. 







        Eles fngem um piquenique e levam a máquina fotográfica escondida dentro de um saduiche de presunto e fotografam a descarga dos mísseis.



        
          Mas são descobertos pois as gaivotas vão atrás dos restos de comida e sinalizam que há algo naquela posição. 





        Descobertos o casal é torturado numa das cenas mais lindas do filme, uma referência a Pietà de Michelangelo, como que se estivesse mesmo pedindo trégua, piedade.





















         Parra descobre a traição de Juanita. Hitchcock fez de sua morte é uma das mais gráficas da história. 







         Enquanto Parra a abraça, a mata fazendo com que, ao cair, seu vestido roxo se espalhe pelo chão, como se fosse uma poça de sangue.




         Devereaux volta a Washigton, DC e é informado da existência de uma organização de espionagem soviética chamada Topázio dentro do serviço de inteligência francesa.
         Ele voa para Paris a fim de descobrir tudo e levar o filme ao desfecho que, aliás, teve duas versões: uma para o mercado americano e francês e outro para o mercado inglês.
      Topázio foi um fracasso. Hitchcock já estava desacreditado por parte da indústria cinematográfica, da imprensa e também por parte da plateia já que não conseguia repetir os sucessos anteriores. Ele estava ficando velho, com a saúde debilitada e começavam a achar que seu jeito de filmar estava ficando ultrapassado. Os estúdios queriam obras mais realistas, mas Hitch odiava temas políticos como de Topázio. O filme foi uma exigência da Universal. Mas apesar de tudo isso o filme é um suspense hitchcockiano, cheio de tramas de espionagem e,  em vários momentos temos a marca do Mestre, como travellings, as cenas belíssimas do casal torturado e a morte de Juanita.

Sanduíche de presunto



Ingredientes

Pão de forma
Presunto em fatias
Alface
Maionese
Azeitonas sem caroço para decorar

Preparo
Coloque as folhas de alface sobre a fatia de pão de forma. Enrole fatias de presunto e sobreponha sobre o alface. Cubra com a maionese e feche o sanduíche com outra fatia de pão de forma. Decore com a azeitona.








Nenhum comentário:

Postar um comentário