Seguidores

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

"Trama Macabra" e cheeseburger



          Chegamos ao ultimo filme de Alfred Hitchcock, Trama Macabra (Family Plot, 1976). O Mestre já estava com 76 anos e morreria 4 anos depois. O filme é de um humor negro total e foi baseado no livro The Rainbird Pattern, de Victor Canning.



           Conta a história da falsa vidente Blanche Tyler (Bárbara Harris) que foi contratada, na tentativa de localizar o sobrinho de uma mulher idosa, rica e cheia de culpa, Julia Rainbird (Cathleen Nesbitt).  Com a morte da irmã, ela havia dado o sobrinho, Edward Shoebridge, para adoção. Agora que está no fim da vida, Julia, quer faze-lo seu herdeiro e pagará para Blanche a quantia de U$ 10.000 se ele for encontrado.





          Blanche conta com a ajuda de seu namorado, o motorista de taxi George Lumley (Bruce Dern). 


         George descobre que o rapaz está morto e enterrado, porém, descobre posteriormente, que um certo Joseph Maloney (Ed Lauter) pagou pela lápide sobre um túmulo vazio.
        Shoebridge assassinou seus pais adotivos, forjou sua própria morte e se transformou em um joalheiro de sucesso em San Francisco conhecido como Arthur Adamson (William Devane). 




          Mas, na verdade, ele é um criminoso que, com a ajuda de sua namorada Fran (Karen Black), sequestra milionários em troca de resgate em pedras preciosas.




         Chega o momento do alívio cômico no filme. Para mostrar o quanto o casal é atrapalhado, simples em contraponto com o outro casal, Hitch mostra Blanche e George discutindo o caso do rapaz enquanto preparam um delicioso e divertido cheeseburger.


        
          Enquanto fazem sua ingênua refeição, eles recebem um telefonema de alguém que tem algo a dizer. É Arthur que, sabendo que estão atrás da história de Shoebridge, pede a Maloney que mate Blanche e George, convidado-os para um café em um lugar no topo de uma montanha.






         Mas não aparece ninguém. Enquanto eles estão lá, Maloney corta o freio do carro do casal. A cena a seguir começa tensa, pois eles descem a ladeira com o carro sem freio, e fica muito engraçada a medida que George tenta parar o carro.






       Eles saem iselos do acidente. 





      Maloney tenta ainda atropelá-los. Mas ao desviar de outro carro na estrada, Maloney acaba caindo no penhasco e seu carro explode.



           No funeral, a esposa de Maloney (Katherine Helmond) confessa a George que o nome de Shoebridge é agora Arthur Adamson.




         Blanche vai atrás de Adamson e fala sobre a herança. Mas, como havia outra pessoa sequestrada na casa, o casal prende Blanche e a droga. 




         George vai atrás da namorada, a salva e entregam os falsos joalheiros para a polícia. 




          Trama macabra, de macabro não tem nada, aliás é um filme muito divertido. É um filme com tudo aquilo que Hitchcock sabia fazer muito bem: um suspense com humor. E comida, é claro.

    Cheeseburger




Ingredientes

500g de carne moída
1 cebola
sal 
pimenta
queijo fatiado
alface
tomate em rodelas
maionese
pão de hamburguer

Preparo

Em uma tigela misture a carne com a cebola bem picada, tempere com sal e pimenta. Modele o hamburguer no tamanho que preferir. Grelhe em uma frigideira quente com um pouco de azeite. Coloque o queijo por cima espere derreter e monte o sanduíche com o alface, o tomate e a maionese. 






 





Nenhum comentário:

Postar um comentário