Seguidores

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

"The Pleasure Garden" e bolo inglês




The Pleasure Garden foi o primeiro filme de Hitchcock como diretor.  Até então, ele havia trabalhado no estúdio como ilustrador de letreiros, foi montador, roteirista e assistente de direção. O ano era 1925 e o cinema ainda não era falado.  Sim,  Hitch é da época do cinema mudo. 


O filme conta a história de Jill que chega em Londres para trabalhar no Teatro The Pleasure Garden. Na cidade, todo seu dinheiro é roubado. Uma outra corista, Patsy, vendo o que havia acontecido, oferece ajuda e alojamento em sua própria casa. Jill consegue o emprego, se torna  a dançarina  numero um e, assediada por homens ricos, passa a viver num universo de luxo e glamour. Isso faz com que ela  esqueça  Hugh, seu noivo, que mora em outra cidade.


Hugh chega a Londres para visitar a noiva mas ela está muito ocupada com sua nova vida no teatro. Patsy o recebe e, sempre hospitaleira, oferece a ele uma xícara de chá acompanhado de uma fatia de bolo inglês, of course.
A ausência de Jill faz com que Patsy e Hugh tornem-se amigos. Patsy casa-se com Levett, mas, logo depois, descobre a existência de outra esposa e é ameaçada de morte pelo próprio marido. Por outro lado, Hugh fica sabendo, pelos jornais, que Jill se casará com um príncipe. Patsy e Hugh encontram consolo um no outro.
The Pleasure Garden já contava com cenas e elementos que se tornariam, mais tarde, características da obra de Alfred Hitchcock, porém eram ousadas para a época, como tentativa de assassinato por afogamento, morte brutal, traição, o duplo, bigamia e personagens  homossexuais. Mesmo assim,  teve uma boa aceitação por parte da imprensa. O London Daily Express chamou Hitchcock de “um jovem com cabeça de mestre”.

O Bolo Inglês de The Pleasure Garden

Ingredientes

100g de damascos secos picados
100g de uvas passas brancas
100g de uvas passas escuras
150g de açúcar
300ml de chá preto forte
275g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de canela em pó
1 ovo batido

Preparo

Ponha as frutas secas e o açúcar em uma vasinha. Junte o chá quente e misture. Deixe de molho por 4 horas ou de um dia para o outro.
Misture a farinha com o fermento, o bicarbonato e a canela. Junte as frutas com o chá e ovo e bata bem. Despeje em uma forma de bolo inglês untada e enfarinhada.  Asse em forno pré-aquecido (160ºC) por cerca de 1 hora. Sirva em fatias acompanhado de manteiga.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário