Seguidores

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

"Easy Virtue" e batatas para acompanhar


        Neste filme, Hitchcock trata de um assunto polêmico para a época: o divórcio.  Não podemos esquecer que ainda estamos nos anos 20. O título, Easy Virtue, (em português se encontra como Vida Fácil ou Mulher Pública) é uma referência a "recompensa da sociedade para a reputação difamada".




        Em Easy Virtue, Hitchcock faz a introdução de alguns temas comuns em sua obra: além da mocinha loira como protagonista e do triangulo amoroso, temos aqui o casal algemado e a mãe possessiva e  manipuladora. Aliás, se fossemos falar só das mães presentes no filmes de Alfred Hitchcock teríamos um outro tema: cinema e psicanálise.
        Bem, voltemos ao filme:  Larita Filton é casada com Albrey, um alcoólatra que a agride com freqüência e a acusa de traição com o artista que ele havia contratado para  pinta-la. A acusação errônea de adultério faz com que o artista se mate e gere um escandaloso julgamento de divórcio.

       
        Com a vida destruída, Larita foge para a França onde conhece e se casa com John Whitaker, um rapaz mais jovem e rico. De volta a Inglaterra, a moça tem que enfrentar a família da John que desaprova o casamento.  

        
        
        Convidada para um jantar na casa dos pais de seu marido, Larita percebe a tentativa da sogra de constrange-la através da perfeição e ostentação. A casa é, na verdade, uma mansão. A sala de jantar, de pé direito altíssimo, é decorada com enormes imagens religiosas que faz com que os "pecadores" se sintam minúsculos.  O serviço é luxuoso com talheres de prata, taças de cristal e menu completo: entrada, prato principal e sobremesa. Apesar de todo o requinte, o cardápio é básico e tradicional: sopa, carne acompanhada de batatas e frutas frescas e secas, o que nos faz entender que tudo aquilo não passa de aparências. 
       Quando finalmente se descobre o passado de Larita, a mãe de John permite que ele se divorcie para  se casar com Sarah, uma amiga da família, levando a um desfecho infeliz para todos.

     Apesar de  do tema polêmico, Easy virtue tem um enredo bastante simples e não é considerado um dos melhores filmes do diretor mas, tecnicamente, exibe uma narrativa criativa que serviu de exercício para outras experiências de Hitchcock como  a vista do tribunal através da lente do monóculo do juiz,  o flashback e o momento em que o pedido de casamento é aceito por telefone onde podemos entender o “sim” pela reação de felicidade da telefonista  que ouvia as conversas na época.





Batatas assadas - Perfect traditionally english roast potatoes




Ingredientes
4 batatas grandes
sal
pimenta
1/4 de xícara de óleo de canola

Preparo
Descasque e corte a batata em cubos. Cozinhe em água  e sal por 5 minutos. Elas ficarão pré cozidas. Enquanto isso aqueça o forno (200ºC).  Escorra e seque as batatas. Coloque o óleo em uma assadeira e deixe aquecer no forno. Quando estiver aquecido coloque as batatas com cuidado e as envolva na óleo quente. Tempere com sal e pimenta. Asse por 20 minutos, vire-as e volte ao forno por mais 20 minutos ou até elas ficarem ligeiramente douradas e crocantes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário