Seguidores

quarta-feira, 10 de julho de 2013

"A sombra de uma dúvida" e o bolo caseiro de chocolate


        A sombra de uma dúvida (Shadow of a Doubt, 1943) é o filme preferido de Alfred Hitchcock dentre os que dirigiu. É ainda considerado um exemplar de film noir


         Hitch, neste filme, está totalmente adaptado a cultura americana. Ele conta a história de uma típica família na idílica cidade de Santa Rosa, na Califórnia. Charlotte “Charlie” Newton (Teresa Wright) é a adolescente da família que vive reclamando que não acontece nada em sua vida




        No mesmo dia, ela recebe a notícia da chegada de seu tio favorito e por quem tem enorme afinidade, Charlie (Joseph Cotten), irmão mais novo de sua mãe (Patricia Collinge).


       
        Para a família Charlie chega para uma visita, trazendo alegria a todos, principalmente à sua sobrinha que o idolatra e a sua irmã, que vê nele ainda o irmãozinho que precisa de cuidados. Mas nosso protagonista está, na verdade, escondendo algo e fugindo. Quando ele chega à cidade, do trem que o traz sai um densa fumaça preta que faz escurecer toda a plataforma, é como se Hitch nos desse um sinal da chagada de algo funesto.




        Num determinado momento, aparecem dois homens que fingem trabalhar em uma pesquisa nacional da família americana média, com o intuito de se aproximar de  Charlie. Ele aceita participar mas recusa em ser fotografado. 






        Para mostrar o quanto é uma esposa e mãe perfeita de uma família feliz, a irmã de Charlie faz questão de posar fazendo um bolo. Ela e o fotógrafo travam um diálogo bizarro já que ele insiste para que ela quebre os ovos para as fotos enquanto ela afirma que a ordem dos ingredientes não pode ser alteradas pois pode comprometer o resultado final do bolo. Ela sabe das coisas.



Um dos detetives, Jack Graham (MacDonald Carey), interessado na adolescente, diz a ela que seu tio é suspeito de ser um serial killer conhecido como “Mery Widow Murderer, que seduz, rouba e mata viúvas ricas.





         A jovem não quer acreditar, mas aos poucos passa a desconfiar principalmente quando ele traz presentes para todos e o dela é um anel com umas iniciais gravadas.




        Ela vai checar as informações das mortes das viúvas nos jornais arquivados na biblioteca pública da cidade. 



         Ciente da desconfiança da sobrinha, Charlie passa a tentar matá-la.
       Esse tema do perigo dentro do núcleo familiar é já havia sido abordado por Hitch em Sabotagem (Sabotage, 1936). Segundo Freud, o pai da psicanálise, o estranho é aquilo que nos é familiar. Se não fosse familiar não seria estranho, e sim, o desconhecido. O familiar  que se torna o estranho atrapalhando a rotina. Nesse caso, o vilão, além de ser um membro da família, tem até um cero glamour. Hitch afirmava que  “antigamente, os vilões tinham bigode e chutavam os cachorros. Hoje o público está mais inteligente. Eles não querem que o vilão seja jogado neles com um holofote verde na cara. Querem um humano comum com defeitos”




Bolo caseiro de chocolate - Homemade chocolate pound cake




Ingredientes

3/4 de xícara de cacau em pó
2 1/4 de xícara de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato
1 colher (chá) de canela em pó
1 xícara de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar
57g de chocolate em barra meio amargo
6 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara de iogurte
Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Preparo

Pré-aqueça o forno (180ºC). Unte uma assadeira de furo no meio e polvilhe com cacau em pó. Reserve.
Peneire a farinha, o sal, o fermento, o bicarbonato, a canela, o cacau. Reserve.
Derreta o chocolate no microondas.
Bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme. Junte o chocolate derretido. Acrescente os ovos um a um. Adicione os secos peneirados e o iogurte e misture bem. 
Coloque na assadeira e leve ao forno por, aproximadamente, 50 minutos. Sirva polvilhado com açúcar de confeiteiro.












Nenhum comentário:

Postar um comentário