Seguidores

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Um barco, nove destinos e a fome



        Um barco e nove destinos (Lifeboat, 1944), diferente dos outros trabalhos de Hitchcock, é um filme de guerra, feito a partir de uma história escrita por John Steinbeck.

       É o começo do que seria uma série de experiências que Hitch iria fazer no cinema. É o seu primeiro “limited-setting”, isto é, a utilização de um único cenário, extremamente inovador para a época. 







        Conta a história de um navio inglês bombardeado por um submarino alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Oito civis, ingleses e americanos, conseguem se salvar dentro de um bote salva-vidas. 





       O capitão da embarcação nazista, Willi (Walter Slezak), que também afundou, é puxado para bordo, só que nega ser um oficial inimigo. Pronto, está formado o conflito que que irá alimentar toda a narrativa. 





        Hitchcock faz do seu bote, um microcosmo, onde os habitantes tentam se organizar para conviver e tentar sobreviver. Chegam até a questionar a permanência do capitão alemão no barco. Vão de um otimismo bem-humorado ao desespero, frustação, decepção, desidratação e fome.

           E é justamente aqui que entra o alimento nesse filme, na falta dele.





         A primeira cena Hitch nos mostra, junto com os destroços do navio, uma caixa de maçã boiando no mar, sinalizando que a comida foi perdida. No meio do desespero da fome, os habitantes do bote, começam a lembrar de seus restaurantes e pratos favoritos. Descrevem cardápios inteiros. Mais uma vez, Hitchcock utiliza a comida como alívio comico quando um dos personagens lembra de “frutos do mar cozido no vapor”. E mais uma vez, o humor é negro.






       Mesmo não sendo um suspense, Um barco e nove destinos, é um autêntico Hitchcock no que diz respeito à técnica: excelente uso da câmera, uso de técnicas para filmar num enorme tanque de água misturado com fundo falso, principalmente na cena da tempestade e a luz belíssima que marca a passagem do tempo.

        Apesar de criticado por ser um filme-propaganda, Um barco e nove destinos recebeu três indicações ao prêmio Oscar: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Fotografia em Preto e Branco.



Frutos do mar cozidos no vapor com manteiga e tomilho




Ingredientes

200g de camarão limpos
200g de anéis de lula
200g de mexilhões sem a casca
50g de manteiga
tomilho fresco
água
100ml de vinho branco
alho
sal
folha de louro
sal
pimenta

Preparo

Prepare a panela de cozimento a vapor: coloque a água no lugar indicado e aromatize essa com o vinho branco, o alho, a folha de louro.
Coloque os frutos do mar na cestinha de cozimento, tampe a panela e deixe cozinhar no vapor por uns 10 minutos, tomando o cuidado para não ficar cru e nem passar do ponto. Enquanto isso, em uma panela, derreta a manteiga e acrescente o tomilho.
Depois de cozido, sirva os frutos do mar regados com a manteiga.












Nenhum comentário:

Postar um comentário