Seguidores

quarta-feira, 24 de julho de 2013

"Quando fala o coração" e a psicanálise



        Quando fala o coração (Spellbound, 1945) é uma adaptação do romance “The House of Dr. Edwardes” de  1927.




        As palavras de Shakespeare anunciam que o filme se trata de um thriller psicológico.




        Conta a história da Dra. Constance Pertensen (Ingrid Bergman), uma psicanalista de uma clínica de pacientes com distúrbios mentais. Ela, como única mulher do grupo é vista como independentes e sem emoções pelo outros médicos. 





        O diretor do hospital, Dr. Murchison, está se aposentando e para ocupar o seu lugar chega o Dr. Anthony Edwardes (Gregory Peck).



          A médica fica impressionada com o jovem doutor.






       Mas logo, a Dra. Pertensen percebe que há algo estranho em Edwardes, principalmente por uma certa fobia” por lista paralelas. A primeira vez que isso é notado é no almoço na clínica. O cardápio é uma sopa de entrada e como prato principal é servido presunto. Quando a doutora.  pega o garfo e faz um desenho na toalha, as linhas paralelas deixadas causam um certo estranhamento no jovem doutor.





        Dr. Edwardes desperta vários interesses na Dra. Petersen. Ao analisá-lo melhor ela descobre, através da comparação da escrita, que ele é um impostor.




        Ele confessa que matou o verdadeiro Dr. Anthony Edwardes e tomou seu lugar, que na realidade, sobre de amnésia e não sabe quem é. Ela passa a quere curá-lo através de sessões de psicanálises freudianas e se põe, também, a analisar seus sonhos com a ajuda de um antigo professor.











       Os sonhos de Edwaudes são cheios de símbolos psicanalíticos e reveladores. A partir daí o mistério começa a ser desvendado, a verdadeira história do doutor é esclarecida e ele se "cura". Como um bom romance psicanalítico, temos aí o “complexo de Pigmaleão”: ela se apaixona por sua "obra".

        Apesar de não ser um suspense hitchcockiano, Quando fala o coração,  tem elementos típicos do mestre,  principalmente visuais. O mais importante deles é a sequência dos sonhos. Os desenhos foram feitos por outro mestre, o pintor surrealista Salvador Dali. Esses desenhos são belos porém nos causam um certa estranheza, próprio da mistura Hitch/Dali.


Tender assado com molho doce e picante - Sweet and spicy cola-glased ham




Ingredientes

1 tender (de 1 a 2 quilos)
1 xícara de coca-cola
1/2 xícara de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de mostarda dijon
1/2 colher (sopa) de pimenta calabresa
manteiga

Preparo

Em uma panela, coloque a coca, o açúcar, a mostarda e a pimenta. Leve ao fogo e cozinhe por  aproximadamente 20 minutos até reduzir e ficar espessa.
Forre uma assadeira com papel alumínio, unte com manteiga e coloque o tender. Faça cortes com a ponta da faca formando losangos. Pincele um pouco da calda de coca-cola e leve ao forno.  Após 30 minutos, abra o forno e pincele mais calda. Repita o processo até que o tender esteja assado. Retire do forno e deixe descansar por 20 minutos.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário