Seguidores

quarta-feira, 31 de julho de 2013

"Interlúdio", beijos e queijo cremoso.



Interlúdio (Notorious, 1946) é um suspense com grande carga de romance que se passa no Rio de janeiro. Isso mesmo, Rio de Janeiro. Hitchcock, como vimos, gostava muito de ambientar suas tramas em diversos lugares. Muitas vezes, não precisava viajar para isso, bastava utilizar algumas planos abertos do da cidade escolhida, algumas palavras na língua e citar algumas referências geográficas. E é o que acontece aqui, o Rio dos anos 40 é mostrado em planos belíssimos, existem algumas falas em português e cidades como Petrópolis e Belém são citadas.


O filme conta a história de Alicia Hiberman (Ingrid Bergman) e Devlin (Cary Grant). Ela é americana, filha de um espião nazista condenado. Ele é um agente do governo americano recrutado para se infiltrar em uma organização nazista que se instalou no Brasil após a Segunda Guerra.
Devlin é encarregado de convencer Alicia a colaborar na missão.



Ela é uma mulher linda, de origem europeia, moderna. Na festa que Devlin a conhece, ela está bêbada. Devlin,  extremamente sedutor e gentil, a ajuda em sua bebedeira e ressaca. Pronto, eles se apaixonam.


Apesar de ser uma mulher moderna e independente, quando está no Rio, Alicia, apaixonada, resolve cozinhar para Devlin. Ela prepara um frango, mas logo vemos que ela não tem habilidade nenhuma para isso, melhor focar no que ela faz de melhor e que será sua missão: seduzir Alex Sebastian (Claude Rains), amigo de seu pai, e chefão do grupo, para colher informações.




       Alicia, firme em sua missão, descobre que há algo de errado nas garrafas de um determinado vinho servido no jantar. 





        Para poder se certificar, ela convence Alex a dar uma festa, rouba a chave da adega, e, juntamente com Devlin, descobrem que eles escondem urano nas garrafas (eis aqui o MacGuffin). Acidentalmente, eles quebram uma delas.




Alex percebe que há algo errado nas suas chaves. No meio da noite, vai a adega pegar espumante para abastecer a festa, descobre cacos de vidros escondidos.
        Ele desconfia de Alicia, mas não pode denunciá-la pois seria se passar por idiota perante os amigos, se apaixonando por uma espiã. Seria imperdoável. 






Com a ajuda de sua mãe possessiva, que já havia sido contra o romance, resolvem, para que ninguém desconfie, matar lentamente Alicia, envenenando-a pouco a pouco, colocando diariamente gotas de arsênico em seu café.
A partir desse momento o suspense aumenta: a medida que vemos a xícara de café sendo servida, Alicia vai ficando gradualmente debilitada.



Devlin começa a achar ela esquisita e vai conversar com seu superior, que está muito tranquilo com a situação. Enquanto Devlin relata sua angústia, ele calmamente, come, sobre a cama, torradas com patê.
Mas, num dos encontros para colher informações, Alicia não aparece. Devlin, desconfiado, faz uma visita ao casal e descobre que ela está de cama, doente. Ele corre para o seu quarto a fim salvar seu grande amor.



        Interlúdio foi um grande sucesso de Hitchcock e é um de seus grandes filmes. Podemos destacar duas cenas bem marcantes para a época. A primeira é o travelling do alto da escada para a chave na mão de Ingrid Bergman. 




A segunda, é a cena dos os beijos apaixonados entre Bergman e Grant: como era proibido mostrar beijos longos, isto é, beijos com mais de 3 segundos, Hitch intercalou beijos e frases curtas e murmúrios, o que o tornava extremamente erótico. Acabou sendo uma das cenas mais famosas de beijo da história do cinema.




Interlúdio teve uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Claude Rains) e Hitchcock também foi um dos indicados ao Grande Prêmio no Festival de Cannes.

Patê de queijo com anchovas e alcaparras


Ingredientes
1 embalagem de cream cheese
1/2 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de creme de leite
8 filés de anchovas picados até formar uma pasta
1 colher (sopa) de alcaparras escorridas e picadas
1 colher (sopa) mostarda Dijon
1 pitada de cominho em pó
1 1/2 colher (chá) de páprica doce

Preparo
Misture todos os ingredientes, deixe descansar por pelo menos 3 horas, polvilhe páprica e sirva com torradas.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário